sábado, 15 de janeiro de 2011

A vida de Luís de Camões - As suas expedições

            Luís de Camões passou grande parte da sua vida em viagens. Em particular, passou seis meses no mar, nos quais enfrentou calmarias e tempestades, conheceu aldeias, nativos, civilizações estranhas, o que lhe forneceu matéria-prima para algumas cenas de “Os Lusíadas”, cheias de pormenor e intensidade.
            Numa expedição à cidade africana de Ceuta perdeu o olho direito – perda referida na canção “Lembrança da Longa Saudade”. Em Macau, para onde foi mais tarde, escreveu, inspirado em obras da Antiguidade clássica, uma grande parte de “Os Lusíadas”.
Retrato de Luís de Camões

A vida de Luís de Camões - A sua infância e juventude

            Camões foi o primeiro filho de nobres naturais de Galiza, chamados Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo. Nasceu em 1524 ou em 1525. Não se sabe a data certa porque naquele tempo não se faziam registos de nascimento. Passou a infância e a juventude em Coimbra que, na altura, era um grande centro cultural. Aí existia uma biblioteca muito rica e completa. Foi aqui que estudou Literatura e Filosofia, embora não se encontre o seu nome nos registos da Universidade. Tendo tido como protector o seu tio paterno, D. Bento de Camões, frade de Santa Cruz e chanceler da Universidade. A cultura era muito vasta porque ele tinha uma memória prodigiosa.
            Como era filho de nobres frequentou a corte de D. João III, em Lisboa. Mas a sua vida não foi só estudos. Gostava da boémia e tinha grande facilidade em conquistar corações femininos. Por isso era muito invejado pelos fidalgos ricos. Apesar da sua nobreza viveu quase sempre como um pobre soldado, cheio de dívidas, tendo permanecido 17 anos afastado da Pátria.

Apresentação do Blog

          Este blog foi criado no âmbito do concurso "Camões, um grande poeta", e vai falar sobre a vida de Luís de Camões.  Resolvi participar neste concurso, porque o achei interessante e porque me pareceu um grande desafio, mas também para conhecer melhor este grande poeta que contribuiu imenso para a história de Portugal.